Complexo Ferroviário

Horário de Funcionamento:

Segunda à Sexta-feira: 08:00h às 16:00h.

O Conjunto da Estação Ferroviária foi inaugurado em 20 de junho de 1917. Uma Construção de inspiração Inglesa, é composto pela plataforma de embarque e desembarque de passageiros, Caixa d’Água e as Casas que serviam como residência aos antigos trabalhadores da Rede Ferroviária Central do Brasil (RFCB). Foi tombado a nível municipal através do Decreto Nº 102/1998, com revisão dada pelo Decreto Municipal Nº 11/2006 e também é um Patrimônio Ferroviário Protegido pela Lei estadual Nº 23.230/2018.

Os trens de ferro transportavam variados produtos como frutas, legumes, aves, suínos, bovinos, entre outros produtos. Entre 1970 e 1980, funcionou na plataforma de embarque um café, conhecido popularmente como o “Café da Dona Quinha”. Aproximadamente nessa mesma época, foi instalado a Cooperativa de Consumo dos Ferroviários do Ramal de Paraopeba (COFERPA) com objetivo de auxiliar os ferroviários na aquisição de bens de consumo básicos que funcionava numa sala ociosa do prédio e foi ativa até 1991, quando as atividades da estação já eram praticamente inexistentes. O Prédio ficou desativado por muitos anos e durante os anos de 2015 e 2016 o prédio da sede da estação foi totalmente restaurado e hoje é sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo onde abriga exposição permanente de objetos, muitos destes objetos ligados ao oficio dos ferroviários. Dentre os objetos em exposição, destaca-se as luminárias que ficavam nas estradas de ferro e serviam sinalização para os trens; o Telégrafo e a máquina (Cabine Telefônica) do centro telefônico de Belo Vale.

A Plataforma de embarque e desembarque está localizada na parte lateral em paralelo a Estação Ferroviária e está dentro do complexo tombado. No ano de 2016 a Plataforma foi restaurada através de um projeto da Associação do Patrimônio Histórico Artístico e ambiental de Belo Vale (APHAA-BV) em que foi homologado um acordo entre APHAA-BV e MRS – Logística S/A, em 17 de agosto, para restauração arquitetônica da plataforma, sob parecer do Ministério Público de Minas Gerais.

A Caixa d’Água, trata-se de um reservatório de água que abastecia as locomotivas a vapor durante as paradas na estação ferroviária, este reservatório foi construído com chapas de ferro e é sustentado por seis colunas de metal. Esse tipo de reservatório foi desativado após a chegada dos trens movidos a diesel que substituíram as máquinas movidas a vapor.

As Casas do Complexo Ferroviário de Belo Vale, serviam como residência para os antigos trabalhadores da Rede Ferroviária e estavam sobre os cuidados da União. A Prefeitura de Belo Vale fez um pedido de concessão destes bens e foram adquiridas e incorporadas ao Patrimônio do Município. Iniciou-se então um processo de restauração destas casas. As obras iniciaram no ano de 2019 e findaram-se no ano de 2020. Atualmente estas casas são sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Agropecuária.

Histórico

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