Matriz de São Gonçalo da Ponte

Edificação do século XVIII, finalizada em 1764. Acredita-se que a obra desse templo, assim como ocorreu com a igreja de Nossa senhora da Boa Morte, começou na década de 1730 e teve sua ornamentação interna finalizada em 1764. Dedicada a São Gonçalo do Amarante e construída em pedra, a igreja Matriz possui três altares, sendo dois retábulos laterais e o Altar-mor, que apresentam o estilo barroco, recorrente dos templos religiosos de Minas Gerais. No ano de 2019 foi entregue a toda população as obras de restauração estrutural da Igreja Matriz, obras estas que compreenderam reparos na parte de fundação, alvenaria, elétrica e hidráulica, telhado. Estas Obras de restauração foi fruto de uma parceria entre prefeitura de Belo Vale por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Paróquia São Gonçalo, Mitra Arquidiocesana e Ministério Público.

Histórico

Igreja de Sant'Ana

Construída a pedido dos portugueses Manoel Teixeira Sobreira e Manoel Machado, ainda no início do século XVIII, a igreja dedicada a Sant’Ana, construída na localidade que a época se chamava São Pedro do Paraypeba, região hoje denominada Santana do Paraopeba, marca o início do culto à avó de Jesus Cristo nessa região. Aberta aos fiéis em 1735 a referida igreja se tornou referência e local de peregrinação. No dia 26 de julho, dia dedicado a Santa Ana e São Joaquim, avós maternos de Jesus Cristo, uma multidão de devotos, vindos até de outros estados, se reúnem para comemorar. No ano de 2020, a histórica igreja, teve concluída as obras de restauração em sua parte estrutural, obras estas que compreenderam reparos na parte de fundação, alvenaria, elétrica e hidráulica, telhado e toda parte paisagística. No ano de 2021, teve início as obras de restauração dos elementos artísticos, que ficou a cargo do Instituto Cultural Flávio Gutierrez, empresa contratada pela Prefeitura de Belo Vale, contratação via licitação, que ficou responsável pela execução das obras de restauro dos elementos artísticos integrados à Igreja de Santana. A restauração dos elementos artísticos foi finalizada e entregue a toda comunidade no ano de 2023. Nas dependências da Igreja, foi criado um Memorial dedicado a Santana, onde podemos contemplar a história de Santa Ana e o culto e sua devoção não so aqui na região como também em outras partes, o memorial também possui uma loja para o comércio de diversos artigos religiosos ligados a devoção a Sant’Ana.

Histórico

Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte

Histórico

Situada na Comunidade Quilombola de Boa Morte, um dos núcleos populacionais mais antigos da Serra da Moeda, a Igreja dedicada à Nossa Senhora da Boa Morte, foi construída antes da década de 1730 e finalizada em 1760. A referida igreja possui dois retábulos laterais e o retábulo-mor que possuem esculturas de anjos, expressão do barroco mineiro. A igreja no ano de 2016 passou por restauro em sua parte estrutural, na época, estiveram à frente da intervenção a Associação do Patrimônio Histórico, Artístico e Ambiental de Belo Vale (APHAA-BV), seguindo recomendações do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Já no ano de 2022, a Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, teve concluídas as obras de restauração dos seus elementos artísticos que compreenderam a recuperação do retábulo do altar-mor, os retábulos colaterais, o púlpito, a pia batismal, as pias de água benta, arco cruzeiro, Imagem de Nossa Senhora da Boa Morte e mais 25 imagens de madeira policromada e gesso. Os recursos para essa restauração dos elementos artísticos da referida capela são provenientes da recursos do Fundo de Direitos Difusos/Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese/MG) estando a frente das obras a APHAA-BV.

contato@visitebelovale.com.br

(31) 3734-1349