A Prefeitura de Belo Vale, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo em parceria com o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Cultural, Artístico e Natural de Belo Vale, apresenta o livro
“Um Passeio pelo Patrimônio Cultural de Belo Vale”.
Este livro nasceu do desejo de difundir e valorizar os bens culturais materiais e imateriais que compõem o Patrimônio Cultural de Belo Vale. A política pública voltada para a identificação, documentação e difusão deste Patrimônio Cultural é um esforço de diferentes gerações e une as iniciativas do poder público e da sociedade civil.
O lugar de destaque ocupado atualmente pelo município na avaliação do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG) demonstra que as reflexões e as práticas resultantes dessa política pública estão em um caminho eficiente para ajudar a preservar e conservar os bens culturais belo-valenses.
O tempo da natureza, dos povos indígenas, da colônia, do império, dos trens de passageiros, tudo isso ficou para trás. Mas cada um desses tempos deixou um registro, seja nas matas e nos cursos d’água, no jeito de falar, na culinária, na maneira de contar um caso, nas construções e nas formas de crer e de pensar.
O livro “Um Passeio pelo Patrimônio Cultural de Belo Vale” é um convite para que o leitor viaje pela história de Belo Vale através do seu patrimônio natural e cultural, essa riqueza, onde o passado e o presente se fundem.